Fotografia de rua

15 formas de melhorar sua fotografia

Queremos e podemos ter mais resultados com nossas fotografias à partir de hoje.

Siga estes 15 passos fundamentais para ver a diferença.

Para dominar a fotografia precisamos de tempo e paciência, mas às vezes isso não parece ser suficiente.

Você sente que não está melhorando rápido o suficiente?

Pode ser necessário tentar um novo desafio ou técnica. Novas experiências podem motivá-lo e ajudá-lo a desenvolver seu estilo.

1. Fotografe algo que você nunca fotografou antes

Saia da sua zona de conforto. Entregue-se a uma situação desconfortável. É por isso que você deve fazer com mais frequência. O que pode parecer uma tarefa assustadora pode acabar se tornando uma das melhores decisões que você já tomou.

2. Experimente a sensação de ser fotografado

Uma das melhores maneiras de tirar ótimas fotos é entender a sensação de estar na frente da câmera.

Enfrentar a câmara vai mudar a sua forma de ver suas fotografias.

Se você é um fotógrafo de retratos, isso o ajudará a ter empatia com seus modelos. É provável que você se sinta constrangido e tímido ao ser fotografado, e isso é ótimo. Vai aumentar a sua compreensão do ato fotográfico.

3. Faça  caminhadas fotográfica

Organize seu tempo, saia com sua câmera. Vá a uma praça ou a uma rua que você achar bonita. Aproveite as fachadas e os detalhes para exercitar o seu olhar e aumentar a sua percepção do mundo.

Esta prática fará você a encontrar beleza nas coisas do cotidiano.

Observe os detalhes que você geralmente ignora. Olhe de diferentes ângulos. Você pode até fotografiar em preto e branco se quiser olhar para o seu mundo de uma perspectiva completamente diferente.

4. Melhore sua edição com video aulas, lendo artigos ou assistindo a tutoriais

A edição é uma parte muito importante da fotografia. Saber como corrigir suas fotos em cores pode ajudá-lo a melhorar significativamente o seu trabalho.

Alguns blogs com artigos de edição ou tutoriais podem inspirá-lo bastante. Você pode começar com técnicas básicas de edição e avançar para tutoriais mais sofisticados.

As fotos bem editadas ganham uma nova vida

Agora se você é um editor avançado, vale a pena tentar um novo programa ou técnica de edição? Mesmo uma dica simples pode inspirá-lo a sair e tirar fotos muito criativas.

5. Tire fotos com um amigo

Chame um amigo ou membro da família para uma saída fotográfica. Isso vai fornecer novas oportunidades para fotos ou ajudá-lo a analisar seu trabalho de outra perspectiva.

6. Fotografe com uma câmera de filme

A fotografia analógica requer paciência e concentração. Força os fotógrafos a estarem presentes.

Como você não verá seus resultados imediatamente, precisará confiar em suas habilidades para tirar ótimas fotos. Dada a limitação do filme, você também pode se aproximar da compreensão do que mais valoriza como fotógrafo.

7. Fotografe no modo manual e foque manualmente

O modo manual oferece controle total sobre as configurações da câmera. O foco manual permite destacar detalhes específicos em sua composição.

Veja estas dicas para usar lentes antigas e aumentar suas possibilidades criativas

Experimentar essas configurações ensinará muito sobre sua câmera. Não tenha medo de quebrar as regras. Siga seu instinto enquanto fotografa. É muito provável que isso ajude você a desenvolver seu estilo em um curto período de tempo.

8. Escolha uma técnica por vez

Aceite este desafio fotográfico, poderá encontrar muita inspiração nesta dica!

Escolha umas das técnicas por vez:

  • Fotografar no modo preto e branco por um dia.
  • Tirar apenas 30 fotos em um dia.
  • fotografando quantos objetos você puder dentro de uma hora.
  • Recriando sua foto favorita.

O objetivo é fazer algo com o qual você não está completamente acostumado. Isso pode despertar sua criatividade e ajudá-lo a tirar suas melhores fotos ainda.

9. Analise o trabalho dos seus fotógrafos favoritos

Confira os sites de seus fotógrafos favoritos. Por que você gosta do trabalho deles? O que torna suas fotos tão atraentes para você?

Ao fazer isso, você vai descobrir novas técnicas ou ter ideias inovadoras para o seu próprio trabalho.

10. Peça feedback a outros fotógrafos

Na minha opinião, esta é uma das maneiras mais eficazes de melhorar sua fotografia.

Isso não quer dizer que você deva ouvir as opiniões de todos. Algumas das escolhas criativas que você faz são baseadas em suas preferências exclusivas. No entanto, você pode aprender muito com fotógrafos avançados que sabem como fazer críticas construtivas.

Participe de um grupo do Facebook para fotógrafos. Poste uma foto e peça um feedback honesto. Os resultados podem mostrar algo que você não sabia antes.

11. Participe de um workshop de um dia em sua área

Outra maneira eficaz de melhorar é participar de workshops de imersão. Mais e mais fotógrafos realizam estes eventos em todo o mundo. Seu objetivo é ajudar os fotógrafos a melhorar e aprender com suas técnicas.

Workshops de um dia tem preços acessíveis, mas trazem lições importantes. Você pode usar isso como uma oportunidade para conhecer novas pessoas na sua área e começar a trabalhar com seus fotógrafos prediletos.

12. Fotografe em condições de pouca luz

A fotografia noturna é muito popular, mas é algo de que muitos fotógrafos ficam longe. A idéia de usar um ISO alto pode parecer intimidadora e por boas razões.

No entanto, muitas das câmeras de hoje podem lidar com muito ISO sem causar ruídos. Saber como tirar fotos em condições de pouca luz pode:

As luzes em longa exposição encantam os olhos
  • Oferece mais oportunidades de fotografia ao longo do dia
  • Ajudá-lo a tirar fotos impactantes
  • Permitem que você experimente a luz artificial
  • Ajudará a tirar ótimas fotos, mesmo quando as condições climáticas não são favoráveis

13. Tire fotos de rua

Este é um projeto de fotografia popular que envolve tirar fotos casuais de pessoas na rua. É importante lembrar que você precisa pedir permissão ao  tirar fotos em um local fechado ou de pessoas.

Isso deve melhorar seu conhecimento de fotografia espontânea. Também pode ajudá-lo a superar o medo de rejeição, o que pode levar a mais oportunidades e melhores habilidades fotográficas em geral.

14. Tire fotos sem pensar e use seus resultados para o autoconhecimento

Em vez de pensar muito nas suas fotos, fotografe sem pensar. Em seguida, use seus resultados para criar composições livres. Faça colagens de fotos compostas por duas ou três fotos. Juntas, essas imagens podem contar uma história.

Essa técnica é uma boa maneira de relaxar e aproveitar o processo de tirar fotos espontâneas.

15. Fotografe composições com objetos para aprimorar as suas composições

Fotografar objetos simples pode ajudar a enquadrar o assunto, destacar detalhes específicos e livrar-se das distrações.

Como é que isso funciona? Comece com uma abertura grande como f / 2.0. Fique atrás de algo com lacunas, como galhos ou uma cerca. Foque manualmente no seu assunto.

O objeto que você está fotografando começará a se destacar enquanto os demais planos começam a ficar fora de foco. Você também pode escolher um dos elementos em foco e desfocando os demais para manter a atenção do leitor no ponto que você quiser.

Conclusão

Um novo desafio ou técnica deve ser prático e acessível, para que você não desanime ou fique frustrado. Ter uma meta de 24 horas pode ensinar muito sobre suas aptidões como fotógrafo.

A parte mais importante é aproveitar o processo. Solte-se, desafie-se e veja o que acontece!

Aqui amamos aprender fotografia – www.aprenderfotografia.com.br

Deixe uma resposta