fotografia de celular

A fotografia computacional está melhorando suas fotos.

A ciência da computação junto com as câmeras dos telefones ficaram muito melhores e tudo se resume a um software mais inteligente.

Cada dia a tecnologia melhora e aumenta a velocidade das soluções em celulares para serem ferramentas multimídias fáceis, rápidas e de alta qualidade. 

As câmeras de telefone passaram por grandes revoluções tecnológicas nos últimos anos, mas o fizeram sem que a sua estrutura mudasse muito. Evidente que lentes e sensores continuam a melhorar, mas os grandes desenvolvimentos foram todos em software. A chamada fotografia computacional está usando algoritmos e até mesmo machine learning para unir várias fotos para produzir melhores resultados do que era anteriormente possível a partir de uma pequena lente e sensor.

Superando os limites do pequeno espaço

Os smartphones são limitados pela física. Com um sensor pequeno, abertura de lente estreita e profundidade de campo de grande angular, existem sérios desafios no design de uma câmera de telefone aprimorada. Em especial, essas minicâmeras sofrem com ruído – estático digital nas imagens – principalmente com pouca luz. Combine isso com alcance dinâmico limitado, e você terá uma câmera que pode funcionar muito bem sob a luz do dia, mas onde a qualidade da imagem começa a sofrer à medida que a luz diminui.

Tudo na palma da mão
A composição pode ser corrigida na hora e todas as variáveis estão disponíveis

Para contornar isso, as empresas tiveram que ser criativas. Os maiores avanços vieram de maneiras de empilhar ou combinar várias imagens no telefone. Dependendo de quantas imagens estão empilhadas e de quão inteligentes são os algoritmos, essa técnica pode ser usada para reduzir o ruído, aumentar a faixa de tons, tirar fotos nítidas no escuro ou até mesmo aumentar artificialmente a resolução.

Pesquisas trazem soluções inovadoras a cada lançamento

Essas técnicas eram conhecidas dos fotógrafos e são viáveis em programas como o Photoshop, mas o sucesso da fotografia computacional está em que todos esses truques acontecem sem interrupções e quase instantaneamente, dentro do telefone. Tudo o que você precisa fazer é clicar no obturador e o software lida com o resto.

Suas fotos ficam perfeitas, instantaneamente e estão prontas para serem publicadas e receberem uma enxurrada de likes e compartilhamentos. Isso agora está disponível em todos os celulares de alta qualidade.

Street photography
O alcance dinâmico agora está disponível a todo momento na palma da mão

A fotografia se tornou um ativo fundamental na promoção publicitária de todas as marcas, incluindo os novos iphones com múltiplas câmaras o que beneficia ainda mais os resultados fotográficos.

Cada influenciador precisa produzir suas imagens com qualidade impecável e com tempo reduzido. Agora esta tecnologia fotográfica torna este trabalho mais rápido e muito mais eficiente. Dispensando o uso em grande parte é claro das câmaras HDSLR que eram insubstituíveis até o lançamento dos iphones com duas câmaras e agora se rendem definitivamente aos iphones prós. 

Deixe uma resposta