Como fotografar seu cachorro.

Fotografe seu cachorro

15 dicas para fotografia de pets que são sempre uma delícia de olhar, quando conseguimos deixá-los tranquilos obtemos imagens lindas e muito fofas que todos amam compartilhar. Agora vamos falar de como você toma o controle e transforma seu cachorro, gato ou seu amigão favorito na mais nova sensação das redes sociais e ainda pode decorar a casa com belos quadros e um poster na sala.

Cães, gatos e crianças dão belíssimas fotos, mas hoje vamos falar apenas dos bichos e vou fazer um post muito legal para fotos de crianças. Bichos de estimação são populares e muito amados. 

Para tirar boas fotos de seu animal de estimação, você precisa de uma coisa acima de tudo: Muita paciência, muita prática e muitas vezes uma boa interatividade, porque na maioria das vezes você não pode ficar quieto e parado por muito tempo. Todo dono de cachorro quer belas fotos de seu incrível amigão. Agora, vou passar algumas dicas para fotos perfeitas de cães.

Sessão fotográfica do seu pet

Usando a composição e a luz, teremos uma obra de arte.

01 – Pegue uma escova para deixar o pelo impecável. Um pelo bem cuidado sempre parece melhor. Para manter a boca e os olhos limpos, recomendo usar apenas um pano limpo em caso de necessidade. Não agite demais o seu cão antes da sessão fotográfica. Assim ele mantém a energia para todo o trabalho e fica mais alegres nas fotos. Prepare um pacote com uns biscoitos, mimos e brinquedos que ele goste. Seja determinado e amável nas ordens para ele obedecer sem se estressar.

02 – Um lugar tranquilo e sem muita gente. Principalmente sem outros cachorros ao alcance dos olhos. Pense como um ensaio fotográfico tradicional, em que um fundo tranquilo e limpo traz melhores resultados. 

03 – Trabalhe com fundos desfocados, para isso prefira lentes com grandes aberturas e uma distância focal um pouco mais longa. Uma lente que dá um bom resultado é a clássica objetiva 85mm f1.8.

Escolha um olhar sedutor

04 – Mantenha o foco na linha dos olhos para dar mais impacto nas suas imagens. Aproveite a beleza dos olhos e deixe a maior nitidez possível. Assim suas imagens vão ficar mais vivas. Dispare muitas vezes e concentre-se nos cliques, não pare a todo momento para olhar o que fotografou.

05 – Faça ótimos closes. Aproveite a distância focal para ter belas imagens da expressão dos olhos, focinho e orelhas que dão um excelente resultado e você vai ter fotos lindas para sempre.

Brincar e se divertir é parte da rotina

06 – Se o seu cachorro curtir uma bagunça e uma correria, você vai precisar do modo de disparo contínuo e trabalhar com imagens mais abertas para mostrar a interação dele com o ambiente. Aproveite para fazer umas fotos dele saltando. Uma velocidade de obturador mais alta será necessário, mas pode ter certeza que terá fotos incríveis que todos vão amar.

Fotografe na linha dos olhos

07 – Faça muitas fotos sentado no chão para destacar a linha de visão do seu animal de estimação. A visada na altura do cachorro revela contornos que não observamos na rotina diária. Não fotografe de cima pois você aplica uma certa distorção nas fotografias.

Sua foto bem natural é sempre a melhor

08 – Cães muito pequenos e gatos ficam melhor quando estão em um lugar mais elevado. Os detalhes ficam incríveis se você estiver abaixo, quem sabe na linha do chão. Eu sei que as vezes não vai dar certo encontrar este lugar, mas se tiver aproveite. Você vai me agradecer por esta dica.

Gerencie as emoções

09 – Uma questão importante é o seu controle sobre a reação do seu cachorro. Você precisa manter o olhar dele na sua direção e como você estará uma câmara no rosto o que naturalmente muda a sua aparência. Uma pessoa para te acompanhar e que o cachorro obedeça, será necessário para o sucesso do ensaio fotográfico. A questão principal é guiar o seu olhar e o do seu cachorro para o mesmo ponto e objetivo.

10 – Use sua voz de comando e expressões faciais para que o cachorro note que é você atrás daquele equipamento ruidoso e de aparência mecânica. Seu amigo preciso se sentir protegido em um ambiente familiar.

11 – Escolha um horário que tenha uma boa luz. Recomendo no início da manhã, pela temperatura e pela luz suave. Evite o sol forte pois os detalhes, as cores, nuances e texturas serão perdidos. No Brasil principalmente devemos evitar os horários das 10 da manhã até as 16 horas. Depois disso a luz está mais suave. Outra opção é aproveitar um dia nublado e claro. Esta luz é bem difusa e com uma ótima temperatura de cor.

Tranquilidade e uma sintonia é o que você precisa.

12 – Evite usar o flash. O relâmpago da lâmpada tira a naturalidade do ambiente e deixa os pets mais agitados, pois eles não compreendem bem aquela luz tão forte, que passa ser uma fator inibidor e estressante para os bichinhos. Claro, seu o seu animal estiver acostumado com luz de flash, pode aproveitar e abusar desta fonte de luz que está sempre disponível.

Trabalhe detalhadamente os contrastes

13  – Pêlo claro ou pêlo escuro. Eis a questão. Claro que para você isso não tem a menor diferença. Porém para a câmara fotográfica isso influencia muito. Os detalhes em ambos os casos podem se perder pelo excesso ou falta de luz na exposição. Então a fotometria e a sua experimentação serão o fator de sucesso nestas fotos. Antes de tudo faça testes com a medição pontual de sua câmara para determinar qual vai ser o ajuste correto e siga o que deu certo. Se a cena ficou exposta corretamente e os detalhes do seu cachorro ficaram me destacados, é isso que importa. Claro que o fundo, cenário poderão ter variações, mas isso é secundário neste caso.

Liberdade leva a criatividade

14 – Deixe seu cachorro ser um cachorro! A vida rotineira é chata, certo? Deixe seu cão correr, brincar, cavar buracos: Isso é o que cria belas imagens com significado. Varie as fotos: Fotografe na vertica e outras na horizontal. As imagens geralmente são mais dinâmicas no formato retrato. As imagens devem ser divertidas para o seu cão, por isso não o sobrecarregue e seja paciente com ele!

Definição da câmara

15 – Configurações da câmera para fotografia de cães. Qual modo de câmera usar? Se você já domina bem a sua câmara, prefira o modo manual. Você vai ter todo controle e os resultados serão do jeito que você espera. Calma, se você ainda não domina tanto, fique tranquilo e escolha o modo “P” ou prioridade de velocidade para ter os movimentos congelados enquando o seu cachorro pula e corre. Claro que você precisa de uma velocidade alta, 500 é um bom valor para começar a sua avaliação. Experimente e vá ajustando durante a sessão.

16 – Catalogando e editando suas imagens. Esta parte é mais uma festa, você vai se divertir tanto quanto na sessão fotográfica e vai ver como cada imagem tem uma história envolvida. É uma experiência tão enriquecedora que logo você vai preparar mais uma sessão e logo teremos material para levar para uma galeria e até quem sabe para um livro.

Fotografar bem nos primeiros cliques.

aprender fotografia

Siga minhas 11 dicas de fotografia para iniciantes para chegar antes ao sucesso. É fundamental começar bem para se manter motivado e ter boas fotos desde o início. Fotos boas trazem reconhecimento e nos motivam a melhorar sempre.

Qual é o seu desejo?

Antes de começar me responda: Porque você quer aprender fotografia?
Calma, sem resposta técnicas. Eu quero saber os motivos que te fazem escolher a fotografia e quais os seus objetivos com ela desde os primeiros passos. Você pode querer fazer boas fotos de amigos, da sua família e de suas viagens. Dominar as técnicas de fotografia profissional. Pode querer contar suas histórias com o seu jeito de olhar o mundo e neste caso a fotografia é uma ótima ferramenta. Buscar a realização artística desenvolvendo e desafiando as formas de olhar o convencional. Claro que é possível que seja pela curiosidade em saber como a fotografia funciona. Não precisa ter um motivo específico, cabe aqui uma reflexão sobre sua nova paixão, ou quem sabe antiga e que agora você vai se dedicar com muito mais energia e mais tempo.

Você vai mudar e essa é a regra

O motivo que você escolher hoje, naturalmente vai mudar com o tempo. Cada novo conhecimento e técnica desenvolvida vai te levar para um nível de exigência maior e isso é uma das magias da fotografia. Esteja sempre consciente do seus avanços, da sua motivação e isso te trará muita satisfação. Agora chega de filosofar e vamos ver como isso é na prática. O seu propósito em aprender fotografia pode ser ajudado com o conhecimento de equipamentos, livros, exposições, pinturas, desenhos, enfim a fotografia é a soma de todos os seus sentimentos registrados no seu ponto de vista. Por isso tenha ousadia em compor suas imagens, sempre com o questionamento: Será mesmo este o melhor ângulo?

Aprenda tudo da forma certa

Tenha sempre o interesse em aprender fotografia como um profissional. Concentre no propósito de melhorar e aperfeiçoar as suas fotografias. No futuro você irá, caso queira, para a carreira de fotógrafo profissional. Quem sabe com fotografia de casamento, fotografia publicitária ou com fotografia de moda. Seja qual o caminho escolhido estas dicas aqui vão te ajudar a aprender mais rápido. Minha lista que pesquisei trabalhando com fotografia social, moda, publicidade e fotografia de dança.

Equipamentos fotográficos
Os equipamentos e suas combinações são infinitas

Agora vamos as minhas dicas para melhorar a fotografia de forma definitiva:

01 – Não gaste uma fortuna comprando equipamentos antes de dominar o que você já tem. Nos primeiros cliques o mais importante é o que você vê e registra. Controle a sua ansiedade, domine o enquadramento, escolha a luz ideal e o instante decisivo para clicar. Não clique antes e nem depois da ação que está na sua visada. Este é o exercício que vai esclarecer os pontos que vão dar identidade a sua fotografia.

02 – Sempre haverá novos equipamentos, com novas tecnologias, sendo lançados a cada semana. Mantenha o equilíbrio e entenda que a foto é feita por você e não pela super máquina. Calma, não estou desvalorizando a tecnologia, quero te mostrar que você e o seu olhar são os equipamentos mais importantes e somente eles te levarão a dominar a tecnologia. Se você não dominar a sua câmara atual, vai ser um desperdício você avançar nos equipamentos sem o domínio completo daquilo que você já tem.

Faça boas escolhas:

03 – Escolha um kit que atenda o seu projeto fotográfico. Use lentes curtas, por exemplo 18mm para fotos de grupos de pessoas, cenas urbanas, apresentações artísticas. Se for fazer fotos de pássaros por exemplo ou esportes de ação você vai optar por lentes mais longas por volta de 200mm. Assim vai ter a sua cena isolada do restante e chamará atenção para o momento de impacto da ação desejada.

A leitura do manual vai te ajudar muito

04 – Leia o manual da sua câmara. Em todos os meus cursos, sempre tem aluno com uma câmara nova e não leu uma página manual do equipamento. Hoje os manuais são todos em pdf e você pode ler no seu celular. Eu sei que parece chato ficar lendo aquele monte de informações. Ali estão as melhores orientações para você aproveitar o máximo do seu equipamento. O fabricante deseja que você faça fotos maravilhosas, se isso acontecer você será fiel a marca e ainda vai divulgar de forma positiva. Então o que há de mais aproveitável, ele colocou no manual para você aprender e ser um especialista. 

Leia o manual e aproveite tudo.
Dispense um tempo para a leitura e acabe com as dúvidas

05 – Aplique os recursos chaves da sua câmara conforme o descrito no manual. Faça todos os testes, experimente as variações propostas. Sim, você já leu o manual e descobriu recursos incríveis e agora é hora de ir para a rua praticar. Dominando os recursos básicos você já vai aproveitar a sua câmara mais que 95% dos fotógrafos iniciantes. É um grande avanço, aproveite para conhecer os termos técnicos, entendê-los e aplicá-los.

Comece simples e avance mais

06 – Comece fotografando coisas simples e sem compromisso. Comece com amigos e amigas para registar aquele momento e observe como o seu posicionamento altera as sua fotografias. Aproximar-se, afastar-se, em pé, sentado, enfim fotografe e compare e observe os resultados. Era o que você queria? O que pode mudar? Aproveite e fotografe de novo, agora alterando o que você deseja até chegar naquilo que você quer.

O básico vai ser sempre útil

07 – Aprenda o básico primeiro. Eu sei que parece chato dizer isso, mas é neste momento que você está absorvendo tudo o que faz e o seu cérebro vai guardar estas informações para sempre. Dominando esta parte, você nunca terá dificuldades no futuro. Todas as experimentações são mais fáceis de fazer neste momento porque você está mais motivado do que nunca.

08 – Aprenda a fazer o foco manual. Parece sem sentido, eu sei, também achava isso. Com o foco manual você vai aprender a desfocar os objetos que não são do seu interesse e deixando o assunto em destaque ainda mais definido. Naturalmente o olho humano evita objetos sem nitidez e sua fotos estarão um passo a frente.

Ajuste sempre conforme o trabalho
Com as configurações corretas o resultado é surpreendente

Domine todas as técnicas

09 – Aprenda e pratique a fotometria. Sim, é a técnica de ajuste para que suas fotos não fiquem escuras e nem claras demais. Ajustando corretamente a combinação: Velocidade, diafragma e ISO. Esta parte o seu manual de câmara vai ser esclarecedor. vou fazer mais artigos detalhados e vou falar deste assunto tão importante sem a menor dúvida.

Organizar vai melhorar seu catálogo:

10 – Organize suas fotos no seu computador em pastas com a descrição detalhada para que você encontre depois e principalmente use e divulgue o seu trabalho de forma organizada. Eu recomendo organizar por data e em subpastas use temas para catalogar. No começo isso parece sem necessidade, mas com o tempo o número de fotos começa a crescer e esta tarefa começa ficar desafiadora.

Organize todo o seu trabalho desde os primeiros cliques.
Com as imagens organizadas e catalogadas seu trabalho fica profissional

11 – Divulgue o seu trabalho. Mostre para amigos e peça os comentários sinceros deles e principalmente aceite as críticas e dicas como forma de melhorar o seu trabalho. Lembre-se que fotografamos para os outros e não para nós. As pessoas precisam se identificar com a sua linguagem para interagirem com suas fotografias.

Estas são as dicas para você iniciar neste mundo fantástico das fotografias e contribuir com imagens que levem a sua mensagem para a mente das pessoas. Aproveite e comente, critique, faça sugestões e principalmente fotografe muito.

Fotografando

Um dos maiores prazeres da vida é fotografar. Deixar registrado a nossa presença e o nosso olhar sobre todas as coisas. Amamos contar histórias e com a fotografia passamos a ter provas e ilustrar de forma muito convincente e esteticamente notável, tudo o que vivemos e as impressões que trazemos de nossos dias.

Uma das melhores recordações de nossa infância é termos nossas fotografias compartilhas e comentadas em reuniões de família. Lembramos de detalhes de nossos familiares e até fatos históricos relacionados com aquele momento. Em nossos álbuns contém a moda, a decoração e o estilo de vida. Tudo isso agrupado e ilustrado em nossos álbuns de fotografias, sejam eles impressos ou virtuais em alguma rede social, o fato é que a nossa história está registrada de forma perpétua e agora será compartilhada e mostrará a nós e às novas gerações como a nossa vida era maravilhosa.