page contents

3 Erros básicos na fotografia

Tempo de leitura: 6 min

Evite os erros básicos na fotografia

Hoje vamos falar de como evitar erros básicos na fotografia. Se você gosta de tirar fotos, tem uma câmera, você está sempre procurando novos ângulos, então você vai gostar deste artigo.

Sempre use os instrumentos profissionais para evitar os erros básicos na fotografia

Voltado especificamente para iniciantes ou pessoas que não são necessariamente profissionais. Eu queria passar por alguns erros básicos na fotografia que os iniciantes cometem com bastante frequência.Quando as pessoas estão começando neste mundo mágico de registrar os momentos. 

Eu olhei minhas fotos antigas e encontrei muitas coisas que eu gostaria de ter feito melhor quando eu estava começando na fotografia. 

Algumas pequenas coisas, se eu tivesse apenas prestado mais atenção, eu teria tirado fotos melhores com mais rapidez, o que significa potencialmente mais resultados, se isso é o que você está procurando para levar a fotografia ao próximo nível ou apenas ser um fotógrafo melhor.

Dica 01

Uma das coisas que recomendo é que você preste mais atenção no histograma. Aqui está um dos primeiros erros básicos na fotografia, olhamos apenas o enquadramento e a fotografia vai muito além.

Este é um pequeno gráfico que parece uma montanha, na parte esquerda do visor. Esse gráfico representa as sombras, à direita desse gráfico encontramos os os brancos, qualquer coisa que seja superexposta. No meio estão seus meios-tons. 

Você precisa olhar no gráfico, famoso histograma, com picos em uma direção. Se estiver bem pra direita e em cima, significa que explodiu, sua imagem está danificada, simplesmente não há detalhes, há muito branco, há muito brilho, há muita luz.

Considerando que, no espectro oposto disso, se está apontando pra esquerda? Não há detalhes porque voce não registrou as cores de forma suficiente. Tudo está muito escuro, há muita sombra. Não está equilibrado de maneira uniforme. Quando você olha para um histograma, ele diz a você imediatamente, mesmo sem ter que olhar a foto.

Em ambientes muito iluminados com no sol do meio dia. não confie nos seus olhos e não confie na parte de trás de uma tela LCD. 

Muitas vezes, eu apenas olhava para a foto na minha câmera e parecia boa demais. 

Então na hora que eu chegava em casa e começava a editá-la, num monitor enorme, parece totalmente diferente. Eu olhava o histograma no Lightroom ou no Photoshop, onde quer que eu estivesse editando, e então percebi, nossa, isso foi superexposto. 

Se tivesse usado apenas cinco segundos para olhar o histograma, Eu teria percebido que cientificamente o estrago e, então eu poderia simplesmente tirar outra foto e consertar isso. 

Você precisa que o histograma tenha um fluxo uniforme, sem picos bruscos.Recapitulando a dica número um, para ajudá-lo a ser um fotógrafo melhor, olhe para o histograma, não confie em seus olhos na parte traseira do LCD, este é um dos erros básicos na fotografia. 

Dica 02 

Duro ter que se contentar com uma foto, quando você poderia ter feito isso muito melhor movendo-se para um melhor ponto de vista, ou movendo algo naquele enquadramento para fora da sua composição. Assim você evita erros básicos na fotografia e começa ficar orgulhoso com seu trabalho.

Por exemplo, você fez uma sessão de fotos, com uma pessoa que você pretende ter uma fotografia de moda, ao terminar a sessão você olha as suas fotos e fica espantado com o fundo que arruinou as suas fotos. 

Você poderia ter movido aquela cadeira, cerca de meio metro para a esquerda. Não estaria mais no quadro e faria aquela foto muito melhor porque o foco agora está no assunto, ou talvez esteja apenas mudando um pouco a modelo para a esquerda para que a lata de lixo não esteja mais no quadro. 

Você não precisa se desgastar com o Photoshop. Talvez esteja subindo ou descendo um pouco a câmera para obter um melhor ângulo para suas fotografias. Encontrando outros cenários para ter uma fotografia espetacular.

Então, às vezes são esses pequenos detalhes para evitar erros básicos na fotografia, apenas movendo algo para fora do caminho ou se movendo para ter outro ângulo. Isso fará uma grande diferença com a aparência de suas fotos. E você ficará surpreso. 

Quando sair para fotografar, escolha a cena e faça o seu enquadramento, sem clicar. Em seguida, olhe para tudo, observe dentro do quadro e pense consigo mesmo, o que eu posso mudar da maneira de tornar esta imagem mais clara, mais concisa, mais focada, mais limpa e mais profissional? 

Garanto que você quase sempre encontrará algo. Talvez seja apenas seus óculos de sol que você deixou no sofá e está tirando uma foto deste belo quarto limpo, mas você esqueceu quando você entrou, deixou cair as chaves no balcão.

Ficaria melhor se essas chaves tivessem desaparecido. Então, são essas pequenas coisas que você precisa procurar que você pode remover facilmente, que farão suas fotos parecerem melhores. Ou mova-se para obter um melhor ponto de vista. Essa é dica número dois

Os tripés, caso de amor e raiva numa mesma peça. Para longas exposições, ou apenas para ter mais nitidez, em imagens em foco manual, faria toda a diferença. Porque, às vezes, mesmo se você pensar a velocidade do obturador é rápida o suficiente, você obterá uma foto de melhor qualidade se você utilizá-lo em um tripé.

Sem falar em todas as vantagens de você conseguir para tirar uma grande variedade de fotos diferentes porque você tem um tripé, longas exposições, fazendo aquelas cachoeiras parecerem melhores com aquela água leitosa e lisa, todas essas coisas, a estrela riscando o céu, carros passando numa rua movimentada. 

Tudo isso parece melhor e funciona quando você tem um tripé com você. Portanto, invista em um tripé desde o início, use-o com frequência, leve-o aonde quer que você vá.

A principal dica:

Um dos grande erros básicos na fotografia que muitos iniciantes fazem e que fiz por muito tempo, agia de forma irresponsável. Muitas vezes, eu apenas pegava minha câmera, apontava e disparava e pronto. Não reservava tempo para verificar todas as minhas configurações o suficiente, porque eu apenas pensei que sabia disso. 

Eu era arrogante e pensava que sabia tudo. Obviamente muitas vezes acerte. E também já errei feio. Já fiz fotos com 1200 pixels de largura, isso dói. Especialmente sendo que existem alguns das minhas fotos favoritas, que já tirei, porque eu estava na correria. Eu apenas assumi que não vou cometer esses erros básicos na fotografia, mas ainda estou fazendo. 

Portanto verificar suas configurações, para ter certeza de que a nenhum detalhe vai estragar algo incrível é muito importante. Talvez seja para ter certeza de que seu ISO não está muito alto.

A velocidade do obturador está certa. Verificando aquele medidor de EV para ter certeza de que não está todo à esquerda, você não está superexpondo, ou subexpondo, está no meio. Sendo minucioso e verificando todas essas coisas, faz toda a diferença. 

Principiante ou profissional, ainda cometemos esses erros básicos na fotografia, mas começar com estas verificações vai te ajudar. Esse é o meu conselho. 

Você quer tirar fotos melhores? Acho que essas coisas vão te ajudar. Não acho que essas coisas sejam o único ingrediente para, você ser um fotógrafo melhor instantaneamente, tudo se melhora com o tempo.

Tudo leva tempo, trabalhe construindo coisas diferentes. Acredito que isso vai te ajudar a evitar erros básicos na fotografia e pensar sobre algumas coisas de forma diferente que podem salvar o seu trabalho e deixar sua galeria de fotos bem mais bonita.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à Comunidade de Assinantes

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

%d blogueiros gostam disto: