Fotografe a magia do natal

Fotografia das luzes de Natal

Como capturar visões noturnas em toda a sua glória.
Torne seu Natal mais alegre com belas imagens.

Elementos natalinos são um estímulo para nossas fotografias

Ah, natal! É a estação para fazer bonecos de neve e brigar com bolas de neve (se você estiver nos climas mais frios do Hemisfério Norte) ou, para aqueles em climas mais quentes, vestir roupas leves (calçados, sapatos) e um chapéu de Papai Noel para passar um dia relaxante. Praia, comendo camarões e frutas. Mas não importa onde você esteja, é a época do ano para a família, amigos, luzes e decorações.

Quase todas as cidades do mundo têm exibições de Natal durante dezembro, oferecendo aos moradores e turistas algo para apreciar e, é claro, para fotografar.

No entanto, capturar fotos únicas e bem enquadradas desses monitores lindos pode ser difícil, principalmente quando alguns deles são grandes ou quando você não tem certeza de como configurar sua câmera para fotografar luzes da corda. Se você está atrás de imagens que pode exibir ou transformar em cartões de Natal, estamos aqui para ajudá-lo a descobrir como.

A cidade fica sempre muito bonita nesta época do ano.

Escolha o equipamento certo

Para fotografar as luzes de Natal, você precisará de uma câmera no modo manual para obter o máximo controle sobre o seu atirador. Você precisará alterar a velocidade do obturador, o tamanho da abertura e o ISO ocasionalmente, dependendo do que estiver fotografando. Você também precisará de um tripé, principalmente se usar velocidades de obturador longas e, para versatilidade, poderá usar uma lente zoom de grande angular de boa qualidade.

Existem alguns outros itens que você pode levar consigo, se quiser ser criativo. A primeira é uma lente macro para fotografar close-ups de decorações individuais, enquanto a segunda é um filtro de tela cruzada que adiciona efeitos de explosão de estrelas às luzes – caso você queira adicionar um toque de brilho a algumas de suas fotos.

Fotografe dentro da sua casa. Existem muitas opções para clicar

Se você tiver tempo e vontade de fazer artesanato, poderá até fazer alguns cartões de bokeh. Tudo que você precisa é de um cartão preto, uma faca de artesanato e uma tesoura. Basta cortar um pedaço circular do papelão preto para que ele possa ser encaixado na lente como um capuz e esculpir a forma com a qual você deseja que o bokeh fique no centro da peça circular. Você precisa apenas de um recorte.

Seja criativo e ousado nas suas produções

Cole o papelão na frente da lente, ajuste a câmera para a abertura mais baixa (também conhecida como abertura total) e está tudo pronto. É barato, é fácil e você pode fazer quantos quiser.

Fotografe ao entardecer ou crepúsculo

As exibições de luz não serão ativadas antes do pôr do sol; portanto, o melhor momento para capturar aquelas belas exibições de Natal seria em torno do crepúsculo. Também é quando há apenas uma pitada de luz no céu para adicionar algumas texturas suaves às suas imagens, mas você não precisa se preocupar se perder a hora azul. A fotografia noturna se presta muito bem à captura de luzes de Natal também.

Encontre o local certo

As decorações natalinas podem ser lugares populares, o que significa que nem sempre você encontra o melhor ponto de vista para fotografar. No entanto, se você conseguir localizar um terreno mais alto – uma varanda ou um telhado – poderá obter belas fotos em grande angular de monitores inteiros. Procure também pontos onde você pode enquadrar bem sua imagem. Qualquer elemento que se presta às linhas principais (qualquer coisa que chame a atenção para o assunto ao longo de uma linha) seria excelente. As linhas principais podem ser qualquer coisa, desde pontes a paralelepípedos, ou até escadas rolantes, se você estiver filmando em ambientes fechados.

Posicione para criar uma história única para suas fotos

Se as linhas iniciais não forem uma opção, emoldure a árvore de Natal ou uma exibição de outra maneira – dentro de um arco ou sob uma cúpula. Certifique-se de olhar ao seu redor – haverá ótimos locais para fotografar, para que você possa encontrar ângulos únicos.

Diga não ao flash

Quando você captura luzes, o flash da câmera é inútil. De fato, ela superexporá a moldura e desbotará as cores da cena. Ele também destacará detalhes indesejados, como os fios da tela, à medida que são mais escuros. Portanto, não importa a que horas você saia para capturar as luzes de Natal, fique longe do flash da sua câmera, se ela tiver uma.

Escolhendo o modo de medição correto

Uma câmera é capaz de detectar a quantidade de luz que entra nela usando um sensor de medição, que ajusta automaticamente a exposição para essa configuração específica. Para capturar exibições de luz, onde o brilho pode variar em toda a cena, é melhor acessar o sistema de menus da câmera e selecionar a medição multizona (chamada de avaliativo nos disparadores da Canon, enquanto a Nikon a chama de medição matricial), embora muitas câmeras venham com isso. como a configuração padrão. Isso detectará a luz de todo o quadro usando várias zonas de medição e otimizará a exposição de acordo.

Domine a sua câmara. Ela fará o que você quiser

Experimente com velocidades lentas do obturador

Longa exposição é uma das maravilhas para se registrar nas festas de fim de ano

As luzes de Natal tendem a piscar, ou pode haver algo que falta ou não funciona ao longo de uma corda, que a câmera pode captar como um ponto preto desajeitadamente ao fotografar em alta velocidade do obturador. Portanto, recomendamos tentar velocidades do obturador de cerca de 1/25 de segundo, o que deve ser suficiente para tornar as luzes suaves e decentemente nítidas.

No entanto, sinta-se à vontade para usar velocidades mais lentas também, principalmente se você estiver na rua, pois trilhas leves do tráfego de passagem podem adicionar algumas dimensões interessantes (até linhas principais) à sua fotografia.

O que é o famoso “f”

Não há uma configuração de abertura perfeita para as exibições de Natal. Você pode experimentar uma abertura ampla (um pequeno número f) para capturar um primeiro plano nítido com muito bokeh no fundo, enquanto uma abertura menor (maior número f) pode aguçar todo o quadro. Portanto, a configuração de abertura escolhida depende do que você realmente vai fotografar. Para simplificar, uma abertura de cerca de f / 8 manterá o quadro nítido e oferecerá um pouco de profundidade de campo também, mas fique à vontade para experimentar.

A profundidade de campo aumenta a compreensão da história

Ajustar o ISO

Lembre-se de que, quando você altera a velocidade do obturador e a abertura, também altera a quantidade de luz que entra na câmera. Isso significa que você também precisará ajustar os níveis de ISO para não subexpor ou superexpor sua foto.

As cores, granulações e texturas estão para te ajudar

ISOs altos podem adicionar ruído (granulação) à fotografia noturna e desfocar detalhes. Portanto, se você estiver usando uma velocidade mais lenta do obturador, recomendamos que você inicie na ISO base (100 ou 200, dependendo da câmera) e depois suba, mas tenha cuidado com valores acima de 400, pois é quando o ruído pode se tornar um problema, principalmente para DSLRs mais antigas. A maioria das câmeras mirrorless e DSLRs modernas, no entanto, deve ser capaz de lidar com ISO mais alto (pelo menos até 6400) com facilidade.

Divirta-se com bokehs

O Natal é um ótimo momento para capturar os lindos bokehs (também conhecidos como luzes de fundo desfocadas que dão um clima a uma imagem). Haverá tantas luzes ao redor que você poderá preencher um quadro inteiro com elas, então enlouqueça. Você pode até usar uma lente macro para isso, se estiver fotografando em ambientes fechados – foque em um alvo e deixe o fundo ficar realmente desfocado.

Fique atento nos detalhes

Capture a alegria

Embora as telas em si valham a pena capturar, haverá outras coisas a serem filmadas também. Se você estiver em uma feira de Natal, tente configurar sua câmera com uma velocidade lenta do obturador para capturar os passeios ou as pessoas (incluindo sua família) rindo e aproveitando a temporada.

As pessoas são essenciais para nossas histórias

Algumas outras dicas

Equilíbrio de branco: os displays de Natal são basicamente cadeias de luzes LED, o que significa que você pode precisar alterar o equilíbrio de branco da câmera para “tungstênio” ou “incandescente”, geralmente indicado por um ícone de lâmpada. Isso removerá o tom amarelado (temperatura da cor) que pode ser encontrado nas imagens fotografadas em Automático (AWB) ou a configuração da luz do dia ao fotografar sob luzes artificiais.

Adicione um pouco de brilho: embora você possa usar um filtro de tela cruzada para adicionar efeitos de explosão de estrela às luzes, ele pode ser feito na câmera sem a necessidade de um filtro. Ao ampliar as luzes de uma árvore, tente usar uma pequena abertura (f / 18 ou menor) para reduzir ao mínimo a luz que entra na câmera.

Fotografar em ambientes fechados: ao capturar o espírito do Natal em casa, você pode usar o flash da sua câmera se estiver fotografando retratos. Isso ajudará a destacar o assunto principal do resto da cena, mas tome cuidado para não expor demais as luzes dentro do próprio quadro.

Conte sua história com criatividade e emoção

Nenhuma câmera ‘real’? Seu smartphone funcionará: se você não tiver uma câmera no modo manual, os smartphones mais recentes também farão um trabalho decente, principalmente se forem os flagships criados nos últimos dois anos. O iPhone de qualquer geração, Google Pixel 3 e Pixel 4, Samsung Galaxy S9 e superior, ou até os aparelhos Mate P30 da Huawei são alguns dos melhores telefones com câmera do mercado e farão um ótimo trabalho ao fotografar monitores noturnos. Se o seu telefone tiver um modo noturno dedicado, certifique-se de mudar para ele, mas, na maior parte, os aparelhos modernos detectam automaticamente a cena e ajustam as configurações.

Afaste a câmera um pouco: concentre-se muito bem em sua fotografia, mas não perca a alegria e o espírito do Natal enquanto tira suas fotos. De vez em quando, abaixe a câmera e absorva tudo – talvez desfrute de um chocolate quente (se estiver em um clima mais frio) ou faça um lanche em uma barraca e veja, na verdade, o que está acontecendo ao seu redor. Você pode até ver algumas coisas para filmar que, de outra forma, não teria pensado em capturar.

Deixe uma resposta