page contents

Paixão pela fotografia

Tempo de leitura: 3 min

Paixão pela fotografia dura a vida inteira

Um dos maiores prazeres da vida é fotografar. Deixar registrado a nossa presença e o nosso olhar sobre todas as coisas. Amamos contar histórias e com a fotografia passamos a ter provas e ilustrar de forma muito convincente e esteticamente notável, tudo o que vivemos e as impressões que trazemos de nossos dias.

paixao pela fotografia
Cachorro de fotógrafo tem dessas emoções

Uma das melhores recordações de nossa infância é termos nossas fotografias compartilhadas e comentadas em reuniões de família. Lembramos de detalhes de nossos familiares e até fatos históricos relacionados com aquele momento.

Em nossos álbuns contém a moda, a decoração e o estilo de vida. Tudo isso agrupado e ilustrado em nossos álbuns de fotografias, sejam eles impressos ou virtuais em alguma rede social, o fato é que a nossa história está registrada de forma perpétua e agora será compartilhada e mostrará a nós e às novas gerações como a nossa vida era maravilhosa.

A história em nossas mãos

As nossas fotografias estão repletas de história da nossa sociedade. Os carros que a família já possuiu, as roupas que hoje achamos engraçadas e que na época eram sofisticadas e custavam muito caro.

Os móveis e a decoração das nossas salas, objetos que já foram destaques, depois sumiram e um tanto deles está de volta nas vitrines. São esses elementos que vão muito além da técnica fotográfica, das regras de composição e da tecnologia de edição de imagens.

Estas emoções estão nas fotos e muito mais nas nossas memórias. Basta ver que quando encontramos uma foto antiga, a quantidade de histórias que são reveladas, desde o nosso núcleo familiar até os casos clássicos da política e do entrentenimento.

Várias vezes eu pego meus álbuns de viagens para a praia e hoje comparo como mudaram as cidades por onde eu passei muitas vezes, como mudou a configuração das cidades, até as cores das roupas vão se alternando com o passar dos anos.

Arquitetura é uma das melhores formas de contarmos nossa história.

Tudo isso lá bem guardado numa série de fotografias, que acaba sendo uma chave que abre o baú de nossas histórias. Basta lembra de quando alguém da família comprava uma câmara, todos nós queríamos fazer parte da estréia do novo objeto ostentação. Hoje foi substituídos pelos smartphones.

Fotografia e tecnologia

A fotografia é tão imponente que até hoje um dos prinicipais atrativos e pontos de destaquem em qualquer evento das empresas de tecnologia, são os grandes avanços das câmaras fotográficas incorporadas em cada lançamento. Porque verdadeiramente o que nos atrai é a possibilidade de sermos eternos e este poder está em cada fotografia que nós aparecemos.

Isso é tão real, poiso que mais aborrece é termos uma fotografia que não gostamos e temos o medo de ficarmos eternos numa imagem ruim. Aqui entra o nosso desejo de filtrar todas as imperfeições e guardar a nossa melhor versão.

Você pode encontrar nas suas fotografias de família uma análise dos seu estado emocional em todas as épocas da sua vida. Desde as fases festivas até os momentos de muita angústia. Quando somo fotografados isso fica mais visível. Porém quando fotografamos escrevemos com nossas emoções o nosso estado emocional, sem filtos, sem ajustes e principalmente de forma ocular.

paixão pela fotografia
Escreva sempre sua história em todos os momentos

O fato de escolhermos um tema, um enquadramento, localização e horário dos nossos cliques, mostra muito sobre as nossas emoções, nossa história e o caminho que estamos percorrendo.

Seja atento a sua história já escrita, pois lá tem muita revelação sobre você. A história que você está escrevendo fala muito sobre o seu futuro e as ferramentas que você está usando para mostar para o mundo o seu olhar e a sua interpretação.

Escreva com a luz e tudo será eterno. Seja criativo, ousado, experimentalista e corajoso. Não ponha limite nas suas buscas, mas tenha sempre um tempo para refletir sobre elas e escolher um novo enquadramento.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  • Aqui é o nosso espaço para debates. Cada um que chegar conta um pouco e assim a história vai aumentando.
    Pergunte e conte as suas experiências com a sua fotografia.
    Forte abraço.

  • Junte-se à Comunidade de Assinantes

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    %d blogueiros gostam disto: