Boas fotografias

Aumente a nitidez agora mesmo

Como tirar fotos mais nítidas?

Uma fotografia com uma ótima composição, bem iluminada, pode ser arruinda por falta de nitidez. Você já passou por este problema?

Imagens falam com a nossa mente
Amamos os detalhes. Eles nos dão credibilidade

Você ficou decepcionado com o resultado das suas fotos?Queremos fotos lindas, ficamos tristes quando temos fotos sem foco, borradas, tremidas e apgadas. Veja o que eu faço para ter fotos melhores de uma forma prática, rápida e sem custos adicionais.

Use a velocidade alta no seu obturador.

Este detalhe muda muito na qualidade das nossas fotos. Um dos motivos de fotos sem vida é o fato de ocorrer pequenas vibrações durante a captura da cena e geralmente estes tremidos são causados por baixas velocidades no obturador. Trabalhe com a velocidade mais alta possível e dentro dos ajustes que você considera importante. 

Não use filtros em demasia.

Muitas vezes o uso do filtro acaba atrapalhando mais do que ajudando. Principalmente se o filtro tiver pouca qualidade óptica o que vai alterar a qualidade da sua lente. Por isso invista numa lente excelente e em filtros de altíssima qualidade. Muitas vezes é melhor sem o filtro para obtermos imagens de qualidade excelente.

Mantenhas sua lentes bem limpas.

Pode parecer um exagero, mas temos tanto zelo com nossas lentes que evitamos até olhar para elas e num destes momentos uma marca de dedos ou uma poeirinha pode alterar muito o nosso resultado final.

Olhar criativo e eficiente
Suas lentes são os olhos da criatividade.

Trabalhe com o diafragma mais fechado possível.

Claro que aqui envolve muitos conceitos de óptica que vamos falar num futuro breve. Quando trabalharmos com diafragmas em torno de 11 ou 16 e quem sabe mais, naturalmente temos um incremtento de nitidez em nossas imagens. Aproveite isso pra ter fotografrias que se destacam.

Mantenha sua câmara bem estabilizada.

Essa dica é bastante óbvia e por este motivo é uma das mais esquecidas. Sabe aquela coisa que todo mundo sabe e ninguém faz? Pois é, mantenha sua câmara paradinha. Use qualquer coisa que a mantenha estável. Pode colocar em cima de um muro, banquinho, algo fixo e seguro. Forre uma camiseta embaixo e coloque a câmara para disparar com suavidade. 

Live View é ótimo

Quando disponível use o Live View para fazer a focalizaçãoEste recurso das câmaras mais modernas é uma ferramenta com extrema utilidade e muito fácil de usar. Isso o manual da câmara vai te ajudar muito.

Foco manual é uma ousadia

Experimente o foco manual. Assim a lente não fica procurando foco o que muitas vezes atrapalha e deixa a sua imgagem sem foco. Está focalizada? Aproveite e clique para ter as imagens nítidas e maravilhosas. 

Tripé o amigo fiel.

Eu sei que carregar um tripé é bem desconfortável, isso para não dizer chato. Agora quando você precisa deixar sua câmara parada, não existe forma mais segura e eficiente. Compre um tripé com o tamanho adequado pra você levar para onde quiser, que não ocupe muito espaço e que deixe suas fotos lindas.

Pós produção, onde tudo pode mudar

Trabalhe nitidez com o seu software na pós produção. Depois de tudo clicado, você percebe que pode dar um realce nas suas fotos para elas ficaram de arrasar. Aproveite a tecnologia e trabalhe na pós produção. Isso não é pecado. Pecado é deixar uma foto maravilhosa não bombar por falta de nitidez. Aproveite os recursos e foque nos resultados.

Editores trazem um novo olhar
Use ferramentas para aumentar a sua criatividade

Hoje vemos mais fotos nas telas dos nossos smartphones o tempo todo. Com telas cada vez mais tecnológicas a nitidez das nossas fotos precisam ficar bem definidas.

Com estas dicas você vai avançar muito na qualidade das suas fotografias. Aqui não estou sendo contra o desfoque criativo que muito valoriza nosso trabalho, falo para pequenos entraves que acontecem na rotina de todo fotógrafo e pode ser ele um profissional de longa experiência ou um entusiasta que ama fotografar o seu mudo e contar suas histórias com imagens de qualidade.

Algumas das dicas listadas acima são simples, mas eficazes para manter suas fotos nítidas e focadas. Usar uma velocidade do obturador mais rápida, por exemplo, permitirá congelar o movimento e evitar desfoque de movimento. Se o assunto ou a situação da foto exigir exposições mais longas, o uso de um tripé robusto manterá a câmera estável. O recurso de estabilização de imagem da sua câmera também aumentará suas chances de evitar ou pelo menos minimizar o desfoque de movimento.

Outra dica importante é evitar os filtros desnecessários nas lentes. Embora eles possam melhorar significativamente a qualidade de suas fotos, usar as combinações erradas ou quando não são necessárias produzirá apenas resultados ruins. Se você está pensando em usar um filtro, sugerimos que você verifique também estas dicas de fotografia.

Deixe uma resposta