Nós temos os planos de câmera e temos também os ângulos de câmera (explicarei os planos em outro post).
Nesse post eu quero te explicar sobre alguns desses ângulos e seus devidos nomes, acompanhe.
Basicamente temos 5 principais ângulos em relação à altura da câmera:
NORMAL ou RETO: Este á o ângulo que colocamos a câmera na altura dos olhos, o que gera uma “igualdade” entre o fotografado e a pessoa que vê a foto.
PLONGÉE: Este é o ângulo que que utilizamos para deixar o objeto de interesse um pouco menor, um ângulo tirado um pouco de cima. Normalmente esse plano remete a fragilidade. Veja esse exemplo:
CONTRA PRONGLÉE: utilizamos esse ângulo quando queremos deixar nosso objeto de interesse maior, nos inclinando para tirar uma foto um pouco mais de baixo. Veja esse exemplo:
A foto acima está levemente torta (plano holandês, mas não está causando tensão… tive que levemente entortar porque fiquei sem espaço para ir mais para trás) ficou boiando? Veja o post sobre planos)
Plongee Absoluto: É o ângulo em que a foto é tirada completamente de cima do ponto de interesse, uma foto que representa bem esse ângulo que achei é essa:
Contra Plongee Absoluto: este ângulo é o oposto do plonge absoluto, onde a câmera fica em uma linha reta de baixo do ponto de interesse. Para te ilustrar, um exemplo bem prático:
Espero que consiga absorver esse conhecimento que passei através desse post, estude e pratique os ângulos que passei por aqui, em breve voltarei a falar sobre ângulos (sim tem mais hehe).
Espero que tenha gostado.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre?
Quer saber sobre outros assuntos?
Comente abaixo.
Abraços,
Allan