“Seja gentil, porque todo mundo enfrenta uma batalha difícil!”
— Extraordinário
Ontem vi o filme, de 2017, intitulado “EXTRAORDINÁRIO” e nesse filme pude rever conceitos que aprendi, ainda muito novo, sobre: fotografia, sobre a vida e sobre o mundo.
Quero, neste post, compartilhar um pouco de técnica fotográfica e de empatia.
Vivemos em um mundo vasto, com mais de 7 bilhões de pessoas, com as mais diversas doenças, com as mais diversas calamidades e com desigualdades gritantes, mas sempre somos esperançosos de um futuro melhor… O FUTURO MELHOR PASSA POR SERMOS MELHORES.
“Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos.”
— Extraordinário
E nossa melhora passa por entendermos melhor os conceitos que nos rodeiam, vamos começar com os conceitos de composição (que são importantes para a nossa fotografia).
Logo no início do filme… bem… vou começar pelo final.
Acho que essa frase deve ser um MANTRA para todos nós: humanos!
Na foto acima o protagonista (Auggie) está sendo filmado por trás (over the shoulder) enquanto todos a volta aplaudem ele… vejam que eles estão em um nível inferior, não para inferioriza-los, mas para mostrar que naquele momento o palco é todo do Auggie… e ele vem junto com um plano geral para mostrar todos que estavam lá (mostrando o tamanho do público e a grandiosidade do feito). Se você ainda não viu o filme não entende o tamanho das dificuldades que ele passou, mas quero elucidar nas próximas linhas e imagens…
Vamos lá, agora, ao início… como quase todo início de filme temos algo fora do comum… a primeira cena é de uma criança fantasiada de astronauta (talvez para mostrar o maior desejo de Auggie, talvez para nos deixar mais curiosos sobre o que vem por ai).
Na cena à seguir temos um plano geral, que é utilizado para ambientar, nesse plano já não existe mais a roupa, somente uma criança com um capacete, mostrando que aquele era mesmo um desejo de Auggie.
Na cena à seguir Auggie está contando mais sobre sua história, veja como a direção utiliza bem as linhas, o ponto de fuga e a luz e sombra para direcionar o olhar para Auggie e sua bicicleta.
Então mudamos para a casa, ele brincando com seu pai e entramos em mais um conceito de composição: Over The Shoulder… em português: Sobre o Ombro… Esse tipo de ângulo é utilizado para mostrar que existe interação entre dois personagens.
E logo em seguida um take do cachorrinho, em Plongée (angulo levemente superior que mostra a fragilidade do personagem – calma não darei spoillers sobre o filme, apenas vou comentar do ponto de vista técnico, fotográfico e humano).
Depois dessa parte Auggie continua contando a história dele e fala sobre suas cirurgias, nesse momento se faz um plano super close/detalhe (eles meio que se fundem nos conceitos, mas basicamente um é mais fechado que o outro) no seu mural de “pulseiras das cirurgias” que nos faz pensar que são poucas, mas que vai abrindo até se tornar um plano geral onde mostra todas as cirurgias que ele passou.
Esse artifício é utilizado para “ancorar” nossa mente em um número e depois chocar com outro MUITO MAIOR, trazendo o sentimento de empatia pelo protagonista (lembrando que até o momento o filme foi todo focado nisso: contar a história, a jornada de Auggie e fazer com que tenhamos empatia por ele). Sim tudo isso é pensando em um filme.
Ta Allan e o que eu posso levar disso para minha fotografia?
- Olha, não pegou nada ainda? Leia com calma, pq tem muita coisa que você pode utilizar na sua fotogarfia.
Seguimos…
Nós não conseguimos ver o seu rosto (plano reto ou normal), mas pelo tom da conversa dos pais e o plano na altura de Auggie nós temos a sensação que aquilo não é bom, que realmente ele não gostou e que se sente mal.
Depois dessa parte… vemos pela primeira vez o rosto de Auggie e uma feição triste. Nesse caso é utilizado um plano close, para mostrar os detalhes do rosto dele e o motivo da fala dos pais e da tristeza dele.
“A questão é que todos temos que lidar com os dias ruins.”
— Extraordinário
“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força. Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.”
— Extraordinário
Em seguida migramos para uma câmera aérea com plano geral.
Depois migramos para ele indo conhecer a escola e o diretor da escola. Note a fragilidade dele reforçada com o ângulo plongée.
“Quem eu gostaria de ser? Essa é a pergunta que devemos nos fazer sempre.”
— Extraordinário
Quando Auggie está na escola sua mãe se encontra em um primeiro momento “perdida” e “sozinha”, por isso o plano geral e a luz e sombra, para dar um ar mais dramático aquele momento.
Auggie também se sente sozinho e não somente isso: ISOLADO! O plano geral mostrando as crianças em pares ou em mesas com mais crianças demonstram bem esse panorama de Auggie. E podemos levar para a vida, também… as vezes estamos rodeados, mas sozinhos. Não se sinta assim, saiba que eu estou aqui e tem muita gente que está aqui ou ali para você poder conversar.
“Se precisar de ajuda, pode pedir a mim. Você não está sozinho.”
— Extraordinário
O plongée-absoluto da uma dimensão ainda maior do isolamento de Auggie, vejam as cadeiras vazias em volta dele. Em uma imagem plongé ou reta seria muito difícil visualizar isso.
Após um dia complicado e triste… ele volta para a casa (não vou contar detalhes), mas ele vai para seu quarto e lá temos um ambiente com mais luz e sombra para nos deixar mais sentimentais (dar uma sensação de drama) que culmina com o abraço de sua mãe em um over the shoulder e plano close – mostrando o semblante de tristeza da mãe).
“Quando você poder escolher entre estar certo ou ser gentil, escolha ser gentil.”
Extraordinário
Depois da moldura corta para a cena da irmã olhando a cena de fora da cena.
Depois disso vamos passar para a parte alegre, onde Auggie consegue cativar novos amigos. Vejam que ao contrário da cena que mostrei antes, agora a luz está bem plana e com bastante luz e cor. Para dar a sensação de alegria, leveza e harmonia. Além disso todos estão sorrindo.
Mais um momento dramático, neste caso, mais uma vez se usa o artifício da luz (tem menos luz que na cena anterior) e mais, agora estão utilizando tons mais frios e “dessaturados” para trazer tensão ao momento.
Agora, podemos ver que o filme voltou as tons quentes, motivo? Estamos chegando em mais um momento “bom” do filme.
Em alguns momento eu posso ter sido meio relapso ou ter falado pouco sobre os planos, ângulos, etc… peço desculpas.
Minha ideia, com o post, é tentar ajudar o iniciante a entender um pouco melhor os conceitos de composição em fotografia e ao mesmo tempo dar umas palavras de conforto.
Espero que tenha sido útil para você.
Forte abraço.